Festival de Cacau e Chocolate e Flor Pará são abertos em Belém

0

Está aberta em Belém a 4ª edição do Festival Internacional de Cacau e a 16ª Flor Pará 2016. Este ano o evento faz uma homenagem aos 400 anos da capital paraense. A feira segue até domingo (25), no Hangar Centro de Convenções.

Além das exposições de chocolates, flores e joias, haverá palestras, rodas de negócios, concursos e oficinas de gastronomia. Realizados simultaneamente, os eventos reunem renomados especialistas para apresentar os avanços tecnológicos da cadeia produtiva desses importantes segmentos da economia do estado, promovendo também os setores da gastronomia e turismo.

“A expectativa deste ano para o Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Amazônia e Flor Pará é a melhor possível. Estamos dando sequência e um trabalho que vem se consolidando na área do cacau. Assumimos esse ano a primeira posição como o estado que mais produziu cacau, naturalmente devido a problemas climáticos na Bahia, somos o segundo em volume de produção e esperamos ser o primeiro muito em breve, ultrapassando as 115 mil toneladas nessa safra de 2016”, afirma o secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Hildegardo Nunes.

Cocolate é a atração do evento. belém festival cacau (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Chocolate é uma das atrações do evento. (Foto: Reprodução/TV Liberal)

Programação
O evento tem uma programação variada, que inclui feira com exposição de marcas de chocolate gourmet, expositores de flores tropicais cultivadas na Amazônia, ciclo de palestras, rodadas de negócios, concursos, workshops de gastronomia com chefs renomados, exposição de bolos decorados e esculturas de chocolate, oficinas de arranjos florais e atividades para crianças.

Serão aproximadamente 80 expositores, entre produtores de flores, marcas de chocolate da Bahia, Rio Grande do Sul e Amazônia, além de cooperativas e bombomzeiras do Pará, e ainda estandes de joias criadas e produzidas por designers e microempresários do Polo Joalheiro do Pará.

Os espaços “cacautech” e “flortech” vão expor modernos equipamentos e implementos usados na produção de chocolates e jardinagem. A programação técnica incluirá seminários e cursos de capacitação de produtores.

Outro destaque será a rodada de negócios coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para comercializar amêndoas de cacau.

“Esse é um evento onde é possível trocar experiências, trazer novas tecnologias, medir o que está sendo feito e lançar novos desafios, para novas etapas”, disse o secretário.

Para mais informações sobre as inscrições nas oficinas de gastronomia e flores, basta acessar o site do evento.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário

Atendimento via Whatsapp